Nossas redes

HQ e Cia

Batman: Ego e outras histórias

Publicado

em

Depois de uma longa espera dos fãs, finalmente ‘Batman: Ego’ volta às bancas e lojas especializadas numa edição de luxo da Panini Comics

 

“Batman: Ego” é, certamente, uma das melhores (e mais subestimadas) histórias do herói. Publicada originalmente no ano 2000 nos EUA, ganhou uma edição brasileira em 2003 pela Mythos e de uns anos pra cá, sem outras reedições, tinha se tornado uma espécie de item de colecionador – principalmente por causa do vindouro filme ‘The Batman‘, cujo roteiro teria em ‘Ego’ uma de suas maiores influências. 

Batman Ego - CapaQuase um suspense psicológico com toques sobrenaturais, ‘Ego’ mostra o que acontece na mente de Batman depois de uma fatídica noite em que, gravemente ferido pelo Coringa, o Cruzado Encapuzado não consegue impedir a morte de um ex-comparsa de seu arqui-inimigo. Confuso, debilitado e decidido a desistir de sua vida de combatente do crime, Bruce Wayne chega à batcaverna e lá precisa enfrentar o seu próprio alterego, que se manifesta na forma de um monstruoso homem-morcego – cínico, violento e ameaçador. Seriam alucinações, resultantes de uma das armadilhas do Espantalho? Ou realmente se trata de um embate moral interno, no qual o lado humano e racional do herói insiste em manter seu forte código de conduta, que o impede de tirar vidas, enquanto ‘o morcego’ – a entidade que simboliza a vingança – tenta convencê-lo a finalmente dar um fim ao Coringa, evitando assim mais mortes de inocentes nas mãos do maníaco?

É incrível como uma história assim meio que tenha permanecido numa espécie de “limbo” para a maioria dos leitores brasileiros, por tantos anos. Aqui está uma das mais notáveis essências do Batman: a linha tênue que separa o notável e resiliente herói de um justiceiro sanguinário. 

O roteiro impecável de Darwyn Cooke se une ao seu cartunesco traço e o resultado é uma das melhores histórias do Batman já publicadas. Muitos reconhecerão linhas da clássica série animada da década de 1990 e isso não é mero acaso: ao lado de Paul Dini e do artista Bruce Timm, participou ativamente com a criação de storyboards daquela maravilhosa animação – assim como nas do Superman e do Batman do Futuro. 

Além de histórias curtas, também roteirizadas por Cooke e ilustradas por outros artistas como Tim Sale, a publicação traz a sensacional ‘Mulher-Gato: Um Crime Perfeito‘ – uma graphic novel que já teve uma edição própria pela Panini há alguns anos (e também pela Eaglemoss) e volta na íntegra, nesse belo encadernado. Na trama de estilo ‘noir‘, Selina Kyle se une a um grupo de comparsas (entre eles um antigo amante), para executar um audacioso roubo – enquanto um famoso detetive de Gotham, durão e de coração mole, persegue o bando. 

Nos extras, a edição traz capas alternativas, depoimentos, uma mini bio sobre o saudoso Darwyn Cooke (falecido aos 53 anos em 2016, vitimado por um câncer) e um posfácio escrito pelo próprio. 

 

Batman: ‘Ego’ e outras histórias (Edição de Luxo)
Autores: Darwyn Cooke, Jimmy Palmiotti
Editora: Panini Comics
Formato: 17X26 cm
232 páginas 

Continuar Lendo
Clique e comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *