Nossas redes

Streaming

Filmes do programa Launchpad chegam ao Disney+

Publicado

em

Projeto da empresa dá oportunidade a jovens cineastas de origens pouco representadas na indústria

Por Leonardo Lopes

Na cerimônia do Oscar 2021, Riz Ahmed, indicado a melhor ator por “O Som do Silêncio”, perguntou aos ilustres convidados: “Quantos de vocês começaram suas carreiras trabalhando em curtas-metragens?”. As maiores estrelas do cinema quase sempre dão seus primeiros passos nesse formato, onde há mais espaço para experimentações, menos orçamentos astronômicos e mais vitrines para novos talentos. O problema, muitas vezes, é a falta de visibilidade – mas esse cenário pode estar mudando. Na última sexta-feira (28), chegaram ao serviço de streaming Disney+ os seis curtas-metragens realizados na primeira edição do programa Launchpad, que dá a jovens cineastas a oportunidade de produzirem suas primeiras obras na Disney. Tem vitrine melhor do que essa?

O Launchpad recebeu mais de 1100 inscrições e premiou com a oportunidade realizadores de origens pouco representadas no mainstream do cinema. Na sua edição inaugural, o tema do programa foi “Descobertas”, e todos os curtas passam pelo assunto de alguma forma. No sensível “Seja um Tigre”, escrito e dirigido por Stefanie Abel Horowitz, o pequeno Noah, de 4 anos, descobre o significado da morte, talvez da forma mais lúdica que uma criança possa conhecê-lo – em uma das cenas mais bonitas do cinema neste ano. Já no mais descontraído “O Último dos Chupa-Cabras”, de Jessica Mendez Siqueros, uma imigrante mexicana invoca uma criatura folclórica (o personagem-título) e terrivelmente simpática, no que lembrará os espectadores mais maduros das criações visuais do Castelo Rá-Tim-Bum, da TV Cultura. Além dos dois citados, “O Jantar Está Servido”, “American Eid”, “The Little Princess” e “Encarando Meus Segredos”, completam a coleção, que tem todos os seus títulos facilmente acessados neste link.

O lançamento tem como objetivo, também, divulgar a segunda edição do projeto, que tem inscrições abertas até o dia 11 de junho e, como novidade, aceitará também a participação de roteiristas. O tema dela será “Conexão”. Infelizmente para os artistas iniciantes que nos lêem, o Launchpad ainda não tem vagas abertas para brasileiros. No entanto, vale a pena conhecer o programa e ficar de olho nele, já que, como mostram os investimentos recentes da Disney no mercado brasileiro, a empresa do Mickey Mouse pode voltar seus olhos para nossos jovens realizadores em breve.

 

 

Leonardo Lopes é formado em Jornalismo pela FAAP e pós-graduando em Sociopsicologia pela FESP-SP. Cinéfilo antes de tudo, se interessa especialmente pelo que o entretenimento e a cultura dizem sobre seu público. Escreve e fala aqui no Armazém Pop e no Cinema de Buteco.

Continuar Lendo
Clique e comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *