Nossas redes

Streaming

DOM

Publicado

em

Dom - Amazon Prime

Série da Amazon Prime tem todos os elementos para te fazer grudar na tela e maratonar até o fim

 

Por João Pedro Coelho

 

Desculpe, mas vou começar esse texto no estilo Galvão Bueno… ÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉ É DO BRASILLLLLL.

Bom, agora vamos lá. Sou apaixonado por produções brasileiras, não à toa cresci assistindo as melhores novelas da Globo no início dos anos 2000. Com a chegada das plataformas de streaming, eu tinha certeza de que não ficaríamos para trás em comparação ao que tínhamos até então.

Os anos se passaram, as produções nacionais evoluíram, apesar de muitas ainda pecarem na parte de produção e roteiro, porém, tenho certeza que muita coisa boa ainda está por vir. Na verdade, nem demorou muito, pois recentemente a Amazon Prime disponibilizou a série DOM.

A trama

Baseada em fatos reais, a história se passa no Rio de Janeiro em três períodos. A principal, no final dos anos 1990, onde é apresentado o protagonista, Pedro Dom. O jovem, da classe média carioca, convive desde a adolescência com vício em cocaína.

No segundo período, o Rio de Janeiro no final dos anos 1980 mostra o jovem Pedro e seu melhor amigo Nico entrando no mundo das drogas e do crime.

Por fim, o terceiro período onde conhecemos Victor, o pai de Dom, mas ainda jovem, nos anos 1970, em plena ditadura militar. Seu hobby pelo mergulho o faz entrar no Exército, para uma missão contra o tráfico de cocaína, novidade no país. Esse envolvimento o faz, inclusive, se tornar um agente policial infiltrado numa comunidade carioca para investigar a fundo o mundo das drogas. Para que isso aconteça, será preciso conquistar a confiança dos traficantes. Além do medo, essas atitudes vão gerar muitos outros conflitos.

A trama foca nesse conflito real entre um pai, que desde jovem lutou contra a cocaína, e seu próprio filho, viciado na mesma substância. A família se despedaça e quer, a qualquer custo, tratar o vício de Pedro. Some a isso uma irmã apaixonada pelo irmão, mas que devido a todos esses problemas é esquecida pelos próprios pais. Uma mãe que se divide entre o amor e o nervosismo e o pai, um ex-policial civil que age por impulso para tentar ajudar o filho.

Mas Pedro Dom não é só um consumidor. Ele vai além. Ao conhecer seu “bonde”, representado pelos amigos Nico, Armário, Viviane e Jasmin, começa a assaltar casas de luxo. O que dá muito certo, trazendo a ele dinheiro e a fama de “bandido gato” ou “bandido playboy”. Na vida real, Pedro Dom chegou a ser o criminoso mais procurado no país, com oferta de R$ 50 mil reais por sua captura.

E isso é tudo que você deve saber sem spoilers.

Por que assistir?

A conturbada relação familiar, as drogas e o crime, fazem de DOM uma série nacional excelente, ouso dizer que uma das melhores de todos os tempos. Por se tratar de um fato verídico, nos faz finalizar os 8 episódios e ir diretamente para a internet procurar saber mais sobre o caso.

 

DOM (2021)
Direção: Breno Silveira, Vicente Kubrusly
Roteiro: Breno Silveira, Higia Ikeda, Fabio Mendes, Carolina Neves e Marcelo Vindicatto
Gênero: Drama/Policial
Duração: 1 temporada / 8 episódios / 453 minutos
Onde Assistir: Amazon Prime

 

 

João Pedro Coelho é jornalista graduado pela FAAP. Apesar de ser recém-chegado no mundo geek, um de seus hobbies preferidos é ir ao cinema (saudades, inclusive). Para o Armazém, promete textos com linguagem informal para deixar sua experiência ainda mais agradável.

Continuar Lendo
Clique e comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *