Nossas redes

Streaming

Only Lovers Left Alive (Amantes Eternos)

Publicado

em

only Lovers left alive

Ótimo filme de 2013 dirigido por Jim Jarmusch traz Tom Hiddleston e Tilda Swinton como casal de vampiros existencialistas

 

Only Lovers Left Alive‘, intitulado no Brasil ‘Amantes Eternos’, é um belíssimo filme do Jim Jarmusch.

De ritmo lento, mas nunca cansativo, o longa aborda os vampiros de uma forma mais “humana”, onde o casal de protagonistas – Adam, um roqueiro depressivo e imortal (Tom Hiddleston) e sua secular esposa Eve (Tilda Swinton) – vive de uma forma low-profile: tentando não despertar suspeitas com constantes mudanças de endereço, num relacionamento “meio à distância” e se alimentando do sangue de coletas hospitalares, para não precisarem assassinar qualquer “zumbi” (uma forma irônica de se referir aos mortais – por quem eles nutrem um mix de desprezo, carinho e até preocupação). 

Extremamente cultos, os dois conversam sobre música e artes em geral (Adam coleciona guitarras e instrumentos raros e Eve é aficionada por literatura), sobre relações amorosas e familiares, sobre amizade e companheirismo… Discutem vida e morte, filosofia, astronomia, ciências (eles amam botânica e biologia), tecnologia (abordada de uma forma bem divertida), guerras, ambição, decadência e desenvolvimento humanos. Num dos momentos mais inspirados da trama, o vampiro Adam deixa clara a sua admiração por Nikola Tesla e também sua revolta pelo fato do notório cientista ter sido injustamente renegado pela sociedade – e de como o nosso mundo teria sido muito melhor se tivessem investido em seus métodos de fornecimento de energia limpa, gratuita e sustentável. 

Por que assistir?

Além dos bem utilizados elementos sobrenaturais e vampirescos, esse filme exala inteligência e cultura – o que também se reflete na trilha sonora, que é bem legal! Particularmente gostei muito do detalhe do casal ser fã de rockers da década de 1950 como Eddie Cochran, Wanda Jackson e Charlie Feathers.

No fim, ‘Amantes Eternos’, mais do que tudo, oferece uma baita reflexão sobre a implacável ação do tempo, que pode eventualmente atingir até os imortais.

O ótimo elenco de apoio ainda conta com os saudosos John Hurt e o jovem Anton Yelchin, entre outros.

Only Lovers Left Alive‘ está disponível no Prime Video.

 

‘Only Lovers Left Alive’ – Amantes Eternos (Reino Unido/França/Alemanha – 2013)
Direção: Jim Jarmusch
Produção: Jeremy Thomas, Reinhard Brundig
Roteiro: Jim Jarmusch
Elenco: Tilda Swinton, Tom Hiddleston, Mia Wasikowska, Anton Yelchin, Jeffrey Wright, Slimane Dazi, John Hurt
Duração: 123 minutos
Onde assistir: Amazon Prime Video

Continuar Lendo
Clique e comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *