Nossas redes

Streaming

Operação Overlord

Publicado

em

Divertido e tenso mix de filme de guerra, sci-fi e terror produzido por J.J. Abrams está na Netflix

 

Não é raro em filmes ambientados na Segunda Guerra Mundial os roteiristas associarem os nazistas (os vilões mais odiados do segmento) a rituais de ocultismo, criaturas demoníacas ou estranhos e cruéis experimentos científicos: vide ‘Hellboy’, a franquia ‘Indiana Jones’, ‘Dead Snow’, ‘A Fortaleza Infernal’ e um longa obscuro, irregular e de premissa até interessante chamado ‘O Exército das Trevas’ –  que talvez a maior inspiração deste ‘Operação Overlord’, que a Netflix disponibilizou em seu catálogo. 

 

Lançado de forma meio tímida no circuito nacional em 2018, ‘Overlord’ (título original) recebeu críticas pra lá de positivas e uma boa divulgação boca a boca ajudou no sucesso de público (o cinema em que fui na época estava quase lotado). A trama acompanha um grupo de soldados paraquedistas que sobrevivem a um bombardeio antiaéreo e pousam em plena Normandia em 05 de junho de 1944, noite anterior ao ‘Dia D’. Com a missão de destruir uma torre nazista, o pequeno pelotão aliado chega num vilarejo francês. Lá o grupo descobre que moradores locais e soldados capturados estão se tornando cobaias num experimento bizarro, que transforma seres humanos em criaturas ferozes, meio mutantes e quase indestrutíveis – tipo uns soldados zumbis, pra serem usados no front. Tal experimento tem como maior objetivo fazer com que Hitler consiga vencer a guerra e instaure no mundo o seu sonhado Reich de 1000 anos. 

Por que assistir?

‘Operação Overlord’ funciona muitíssimo bem tanto como um filme de guerra quanto como longa de terror. Várias cenas fazem lembrar grandes sucessos do gênero como ‘Re-Animator’, ‘O Enigma do Outro Mundo’ e até ‘O Exorcista’. Tal “mistureba” poderia facilmente cair na “trasheira” ou no humor involuntário. Mas, de tão bem conduzido e bem produzido que é, se torna um belo exercício cinematográfico – com altas doses de ação, heroísmo, tensão, terror e violência. A produção, alias, é de J.J. Abrams e o capricho visual (uma de suas marcas registradas) está lá, presente como sempre.

 

Operação Overlord (EUA/2018)
Direção: Julius Avery
Produção: J.J. Abrams
Elenco: Jovan Adepo, Wyatt Russell, Mathilde Ollivier, Iain De Caestecker
Duração: 108 minutos

Continuar Lendo
Clique e comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *