Nossas redes

Streaming

Uma Noite em Miami

Publicado

em

Uma noite em Miami

Ótimo filme traz acalorado e reflexivo debate racial entre quatro ícones da Cultura Negra estadunidense

 

Não foi nenhuma surpresa ‘Uma Noite em Miami’, estreia da atriz Regina King na direção, ter recebido indicações para o Oscar – apesar de misteriosamente não ter vencido nenhuma das 3 categorias indicadas – e conquistado vários prêmios em festivais de cinema diversos. Assim como o igualmente maravilhoso ‘A Voz Suprema do Blues’, da Netflix, ‘Uma Noite em Miami’ – disponível no catálogo do Amazon Prime Video – é feito de longos diálogos (alguns um tanto acalorados) entre amigos sobre as batalhas do cidadão negro nos Estados Unidos.

O filme

Na trama, baseada numa peça teatral, os amigos Malcolm X, Jim Brown, Sam Cooke e Cassius Clay (futuramente conhecido como Muhammad Ali) se reúnem a fim de comemorar a vitória do boxeador sobre Sonny Liston, em fevereiro de 1964. O que deveria ser uma festa acaba se tornando uma longa e tensa discussão entre todos eles – principalmente entre o ativista Malcolm X e o cantor Sam Cooke, que enxergam de formas diferentes como devem se posicionar diante da opressão sofrida por seus irmãos. 

Por que assistir?

Essas discussões rendem momentos antológicos e bastante reflexivos, espertamente costurados com algumas doses de bom humor e música, muita música boa. E essa, pro músico e fã de Sam Cooke que vos escreve, é a cereja do bolo: é impossível não se arrepiar na sequência em que o artista, depois de ter seu som sabotado num show, ganha a indócil plateia literalmente “no gogó”. E quando a emblemática “A Chance Is Gonna Come” é entoada na arrepiante sequência final… Aguenta, coração!

É impressionante como Leslie Odom Jr. – cantor e ator da Broadway – canta bem e consegue honrar o legado do grande Sam Cooke. Todos os quatro atores são igualmente talentosos e entregam interpretações memoráveis, reproduzindo com perfeição os trejeitos das personalidades retratadas por cada um deles. 

Um Filmaço!

 

Uma Noite em Miami (EUA/2020)
Direção: Regina King
Roteiro: Kemp Powers
Elenco: Leslie Odom Jr, Aldis Hodge, Kingsley Ben-Adir, Eli Goree
Duração: 110 minutos
Onde assistir: Amazon Prime Video

Continuar Lendo
Clique e comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *